segunda-feira, 1 de junho de 2009

Alterações Químicas do Cérebro Induzidas por Drogas

Certas características parecem ser comum a todas as drogas que levam ao abuso:

O desejo é similar para todas as que produzem dependência, embora diferentes grupos de drogas tenham diferenças no efeito fisiológico e comportamental,
Fatores ambientais influenciam não somente o efeito agudo da droga, mas também a probabilidade de eventual dependência, bem como a sua recaída.
Há uma predisposição genetica para a dependência.
Na continua exposição à droga, o desejo de consumi-la aumenta, embora em muitos casos a capacidade da droga em produzir euforia apresente uma gradativa diminuição.
Para muitas drogas o desejo não ocorre durante a síndrome de abstinência, mas quando o efeito máximo da droga começa a declinar.
É fácil compreender a grande variedade de efeitos para diferentes classes de drogas, porque cada classe afeta diferentes sistemas de neurotransmissores, no entanto, a dependência é uma condição comum a todas as drogas.

Robinson e Berridge em 1993, demonstraram que diferentes classes de drogas psicoestimulantes e o abuso de drogas levavam a um aumentam da concentração extracelular de dopamina no núcleo accumbens, uma área do sistema dopaminérgico mesolímbico, incluindo as drogas: cocaína, anfetamina, opióide, álcool, cafeína, barbitúrico e nicotina.

Como foi descrito por Nastler (1994) a dopamina atua na proteína G, alterando os níveis de AMPc no núcleo accumbens. O AMPc ativa várias proteínas quinases que regulam fatores de transcrição como CREB (elementos que se ligam à proteína em resposta ao AMPc). Estes fatores de transcrição ligam-se a regiões especificas no DNA promovendo aumento ou diminuição na velocidade de certas transcrições genicas.

O stress agudo e principalmente crônico contribui com a liberação intensa de glicocorticóides, que são conhecidos por aumentarem a sensibilidade do núcleo accumbens ao abuso de drogas, porque facilita a liberação da dopamina neste núcleo.

A base genetica da dependência afeta múltiplos genes localizados no genoma.

A transcrição da ativação do receptor dentro do sistema dopaminérgico parece levar a ativação de gens especifico (C-fos), que ativam a proteina (proteína relacionada Fos) que pode ter um papel neuroadaptativo para administração repetidas de drogas.

Nova análise genética como a manipulação do genoma molecular ajuda a identificação de elementos que podem conferir vulnerabilidade para abuso de drogas e dependência.

http://www.adroga.casadia.org/abuso/06_altercoes.html

Um comentário:

  1. Oi Vive, sua preocupação com os jovens faz sentido e sua sensibilidade vai ajudá-la a dizer e conscientizar aos adolescentes, jovens e adultos que o uso de drogas traz conseqüências gravíssimas para suas vidas.
    Através do blog e/ou outros meios veja a possibilidade de relembrar os verdadeiros valores das famílias, para que possam ‘enxergar’ enquanto é tempo o que estão ‘plantando’ para não correr o risco de colher insatisfações e muitos problemas.
    Que você possa ter discernimento e coragem suficientes para ir além das tarefas de ensinar o conteúdo dos livros, passando para seus alunos experiências de vida, falar de Deus sem receio e sem vergonha para que possam preencher o ‘vazio’ das drogas. Parabéns pelo trabalho! Muita Paz e Luz! Abçs

    ResponderExcluir